Monday, January 02, 2012

The Gamified Classroom (3)

A terceira parte da série de posts The Gamified Classroom de Andrew R. Proto foi publicado no  Gamification Blog:


Os dois primeiros posts da série foram já discutidos aqui (ver The Gamified Classroom (1) e The Gamified Classroom (2) ): 


Nesta terceira parte é discutida a motivação dos alunos e o papel que a Gamification pode ter para se conseguirem espaços de aprendizagem mais motivadores. São apresentadas algumas estratégias:
  • Disponibilizar oportunidades para o sucesso - ou seja, não deixar que os tradicionais testes escritos sejam a única fonte de feed-back para o aluno;
  • Disponibilizar oportunidades de escolha - permitir que o aluno decida qual o percurso mais adequado para atingir determinados objetivos;
  • Incluir diversidade de elementos novos - um leque variado de instrumentos de aprendizagem permite manter o envolvimento dos alunos em níveis elevados;
  • Disponibilizar oportunidades para uma resposta ativa dos alunos - a participação dos alunos nos processos de aprendizagem deve ser ativa e não passiva;
  • Disponibilizar recompensas extrínsecas - aquilo que no contexto da gamification se designa por mecânicas de jogos (badges, learderboards, etc) são recompensas extrínsecas que apenas devem ser usadas para recompensar atividades que os alunos ainda não considerem motivadoras por si sós (ou seja, em relação às quais não exista uma motivação intrínseca).
O post termina com uma consideração sobre o que distingue uma sala de aula onde se aplica o conceito de gamification (gamified classroom) de uma sala de aula tradicional: a existência de uma estrutura narrativa. O aluno não procura apenas completar instrumentos de avaliação e obter boas classificações mas encara a aprendizagem como algo mais do que a obtenção de um grau académico. Deverá para isso existir uma estória, no contexto da atividade de aprendizagem, que mantenha a atenção do aluno e estimule a sua imaginação


Como complemento, ver também o post Técnicas de Game Design no Ensino onde se abordam alguns pontos que cruzam com as estratégias defendidas por Andrew Proto.

5 comments:

  1. As I am a writer I have to write a lot of things and make sure it is copyright protected. Sometimes I have faced a hard time to hold the original meaning. It is expected me to get help and easy my activities. https://www.synthesispaper.com/synthesis-essay-writing-services/synthesis-paper-outline-services/ for further information clicks here and may assist you to clear your thought.

    ReplyDelete
  2. I want to do my MBA in this season. But I don't know which is suitable for me to grow my career. Perhaps Physician Assistant programs may be demandable to take me in higher place. Now I decided to take this program as my career. try this take a look back on this site to get desirable info about PA program.

    ReplyDelete
  3. As economics are combined with math, logic and science, it was quite difficult to complete dissertation on this subject. So, I am rummaging through professional help. It imagines being very adroit writer. go to site to this site you'll get more information about the education papers writing.

    ReplyDelete
  4. It is great. It's the responsibility of each individual from the general populace to empower the poor understudies with the target that they http://www.diversitystatement.net/university-of-california-diversity-statement-writing/ can concentrate on their examinations and can partake in country building.

    ReplyDelete
  5. Much obliged for such sort of information. The online life is the stage in which each kind of the general open can talk about something. This look these up might be unprecedented and might be not but rather individuals should see well.

    ReplyDelete