Wednesday, May 16, 2012

Aplicação de Ferramentas de Elementos de Jogos

Existem já algumas ferramentas simples que permitem aplicar elementos de jogos, fora do contexto destes (ou seja, usar gamification). Eis algumas:
  • Uplaude: uma ferramenta que se pode incluir num website ou blogue permitindo premiar os visitantes. Podem-se atribuir pontos ou recompensar cumprimento de determinados objetivos (achievements). Podem-se escolher as atividades que geram pontos e os objetivos a premiar. A ferramenta permite ainda consultar estatísticas sobre as atividades dos visitantes dentro dos parâmetros definidos. Objetivo? A fidelização dos visitantes do site ou blogue (o Uplaude está instalado neste blogue; para aceder, clicar no ícone representando um troféu, à direita na página de entrada no blogue). O login pode ser feito usando a conta do Twitter ou do Facebook.
  • Leaderboarded: uma plataforma on-line que permite criar leaderboards (ou seja, tops de algo) em função de atividades em redes sociais e não só. É ainda possível usar como fonte dos dados para o leaderboard informação de uma folha de cálculo (Google Spreadsheet, ver vídeo abaixo). O login pode ser feito usando a conta do Twitter. Objetivo? Envolver os participantes numa atividade ou discussão e explorar o seu espírito competitivo de forma a incentivar uma participação mais ativa.

  • Goxeed: um projeto de código aberto e direcionado para o mundo empresarial. Esta plataforma permite envolver colaboradores e clientes de uma empresa através de um jogo com missões e desafios a superar.

Uplaude e Leaderboarded estão em versão beta e, para já, são gratuitas. O Uplaude, nesta fase, apenas permite ser aplicado a um website por utilizador. Ambas possuem potencial de aplicação no ensino e formação. Nesta área, em particular para o ensino básico e secundário, existe o ClassDojo, já abordado aqui. Tem potencial, embora ainda apresente limitações e alguns bugs (está também na versão beta). Uma possível novidade para breve é a sua tradução para outras línguas, incluindo o português.


No comments:

Post a Comment